Pages

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

(pseudo) Geléia light/diet de laranja com gengibre - bem rapidinha!

Minha insônia está sempre atacando ultimamente, e como estou de férias e não tenho que levantar cedo mesmo, aproveito pra fazer experimentos na cozinha. Há dois dias estou lendo receita de geléias, e juntei algumas que achei bem e decidi testar. Gostei de uma base que usa um pouco de gelatina natural, e eu sei que originalmente não se usa isso, mas é uma boa alternativa pra uma geléia caseira rápida e pouco trabalhosa.
Confesso que na verdade fiz duas vezes, porque da primeira vez deu relativamente certo, mas fui contra os meus instintos de cozinheira e segui o conselho de uma receita que no fundo eu sabia que não devia fazer: colocar um pauzinho de canela junto. A primeira leva funcionou, mas ficou super com gosto de canela. Se fosse a de banana (que pretendo fazer depois) ficaria perfeito, mas a de laranja com a canela não rolou não. Como sou brasileira e não desisto nunca, fiz outra e ficou uma delícia com torradinhas, geladinha. Ah, e o legal é que aprendi uma técnica pra conservar por mais tempo a casca da laranja em receitas, sem amargar depois de um tempo. Então ai vai:



Geléia light/diet de laranja com gengibre


- caldo de 4 laranjas
- cascas de 1 laranja em tirar
- 1/2 xícara de água fria
- 1/2 colher de sopa de gelatina natural
- 1/2 colher de café de adoçante culinário (uso o "doçurinha" que é bem potente, então por isso a pequena quantidade, isso vai depender
- 1 colher de sopa de gengibre ralado


Primeiro vou falar um pouco do processo com as cascas. Coloque elas para ferver, e quando a água já estiver fervendo e, depois de um tempo de fervura, troque a água e coloque as cascas para ferver de novo. Faça isso três vezes.

Começando a base da geléia, coloque para ferver o caldo das laranjas com o adoçante e o gengibre por 5 minutos. Enquanto isso, dissolva a colher de sopa de gelatina da água fria, mexa e deixe os 5 minutos para hidrata-la. Após os 5 minutos, tire do fogo o caldo e junte a água de gelatina, mexa e junte com as cascas que passaram pelos processos de fervura. Coloque em uma tigela e deixe na geladeira por uma hora, ou até ficar com a consistência de gelatina. Quando estiver assim, é só "desfazer" a gelatina, e colocar nos potinhos! (ferva eles antes, assim sua geléia vai durar mais um tempinho na geladeira)

Obs: vou colocar hortelã da próxima vez, tenho certeza que vai super combinar. Só não coloquei porque meu pé de hortelã está bem desfalcado e não tinha o suficiente.
Obs2: eu sempre tenho gengibre ralado congelado pra bater com sucos e tal, mas ele perde o gosto depois de um tempo no congelador. Não sei se o gengibre fresco nessa quantidade que coloquei ficaria bom, então cuidado com a quantidade dele!

Espero que gostem!
M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blogger Templates